Formação de Oficiais Aviadores
A Aeronáutica abre 35 vagas para Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV), 25 para o Curso de Oficiais Intendentes (CFOINT) e 20 para o Curso de Oficiais Infantaria (CFOINF) para o ano de 2015. Os cursos serão realizados na AFA, em Pirassununga – SP e têm duração de quatro anos, em regime de internato. No caso do CFOINF, poderão se inscrever somente candidatos do gênero masculino. Já as outras duas classes são destinadas a ambos.
No da matricula do cursos, os aprovados na seletiva deverão apresentar o certificado de conclusão do ensino médio, não possuir menos de 17 e nem completar 23 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula, estar em dia com as obrigações eleitorais, além de outros requisitos.
As incrições podem ser realizadas do dia 23 de abril a 15 de maio de 2014, através dos sites www.fab.mil.br ou pelo site concursos.epcar.aer.mil.br. A taxa é de R$ 70,00. No momento da inscrição, o candidato deverá indicar a cidade da Organização Militar de Apoio onde deseja realizá-la.
Os candidatos serão submetidos a exame de escolaridade, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de aptidão à pilotagem militar (somente para os candidatos que optaram pelo CFOAV e obtiveram a menção apto), teste de avaliação do condicionamento físico e validação documental. O exame de escolaridade está previsto para 27 de julho de 2014.
As provas escritas serão aplicadas em Belém (PA), Recife (PE), Salvador (BA), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Barbacena (MG), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Campo Grande (MS), Pirassununga (SP), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Boa Vista (RR).
Consulte o edital.
Curso de Formação de Oficiais Sargento
Também estão abertas as inscrições para o Exame de Admissão (Modalidade "B") ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica – turmas 1 e 2 do ano de 2015, que oferece 614 vagas.
As vagas são para as áreas de mecânica de aeronaves, material bélico, comunicações, foto-inteligência, guarda e segurança, eletricidade e instrumentos, equipamento de voo, meteorologia, suprimento, informações aeronáuticas, desenho, estrutura e pintura, eletromecânica, metalurgia, bombeiro e controle de tráfego aéreo.
A formação nas especialidades do CFS é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como curso técnico, de nível médio, constando no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.
Para se inscrever, os candidatos devem ter concluído, ou concluir, o ensino médio e não ter menos de 17 anos, nem completar 25 anos até dia 31 de dezembro de 2015. O curso é ministrado em regime de internato militar, na Escola de Especialistas de Aeronáutica (Eear), em Guaratinguetá (SP), e tem duração de, aproximadamente, dois anos.
As inscrições podem ser realizadas através do site www.eear.aer.mil.br, pela taxa de R$60,00, entre os dias 23 de abril e 26 de maio.
O candidato será submetido a exame de escolaridade, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e análise e validação documental.
A prova escrita será realizada nas cidades de Belém, Recife, Fortaleza, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, São José dos Campos (SP), Campo Grande, Porto Alegre, Canoas (RS), Curitiba, Brasília, Manaus e Porto Velho, na data provável de 20 de julho.
Confira mais no edital.