Participe e apareça no Ecaderno enviando sua notícia!

Clique e envie »
Em 14 de agosto de 2012, às 17:14h (Atualizado em 23/08/2012, às 17:22h)

Estude para a prova de Conhecimentos Gerais da Cemig

Especialistas falam sobre o que pode cair na parte de Direito. Veja também dicas sobre os outros conteúdos cobrados dentro de conhecimentos gerais.

Nesta semana, daremos início a uma série de quatro reportagens especiais com sugestões de preparação para a prova da Cemig. Hoje (14), as dicas são para provas de conhecimentos gerais para cargos de nível médio e médio técnico.

A Cemig está com dois editais de concurso abertos. O edital 01/2012 oferece 173 vagas de nível médio e o edital 02/2012 disponibiliza 351 vagas para cargos de nível universitário e 276 vagas para cargos de nível técnico administrativo. As provas são organizadas pela Fundep.

Na prova de conhecimentos gerais, são cobrados os seguintes conteúdos: ética e cidadania, meio ambiente e qualidade de vida, acidentes e segurança no trabalho, primeiros socorros e administração pública. Nesta matéria, demos enfoque à parte de Direito: ouvimos especialistas que nos apresentaram as leis que aparecem com mais frequência nas provas da Cemig.

"O candidato deve ficar atento ao artigo 5º da Constituição, pois o conteúdo é muito importante e sempre aparece em provas", diz a professora Danielly Martins.

Direito Constitucional
A professora de Direito Constitucional Danielly Martins sugere um livro para os concursandos que já têm uma noção da matéria: “Direito Constitucional Descomplicado”, de Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino.

Danielly diz que o tema favorito da Fundep é o artigo 5º da Constituição (Resumidamente: todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade) e a parte de Organização Político-Administrativa (artigo 18).

A advogada afirma que um dos assuntos que tem maior índice de erro é a parte das "Competências dos órgãos do Poder Judiciário", pois é uma parte que exige bastante memorização. Ela recomenda: “Faça um bom cursinho preparatório, pois cada professor dá enfoque ao que tem caído frequentemente nas provas anteriores e como tem sido cobrado. Faça também muitos exercícios e estude em casa, por menor que seja o tempo”.

Direito Administrativo
A professora de Direito Administrativo Thamiris Katharine de Medeiro diz que primeiramente deve-se ler a lei “seca”, ou seja, sem influência de doutrinas e livros. "Eu sempre sugiro a leitura da própria legislação que consta no edital, e que geralmente é a base para tudo. Indico também que o estudante faça exercícios pegando provas antigas da banca que realizou o último concurso", recomenda.

Thamiris acredita que o conteúdo de licitação é o que tem mais chance de aparecer na prova: “É também o assunto que tem o maior índice de erro, por ser uma lei muito complexa e difícil de ser estudada, pois tem muitos itens a serem decorados”. Para não errar as questões relacionadas à licitação, a advogada sugere que o concursando leia a legislação e faça o próprio resumo em casa, para fixar bem a matéria.

Direito Penal
A professora de Direito Penal Cinthia Toledo Miranda Chaves não recomenda apostilas de internet aos candidatos, pois não acha que todas sejam confiáveis. Ela sugere que o concursando faça questões antigas e leia várias vezes o Código Penal, já que a matéria não é muito extensa.

Cinthia dá a dica sobre o conteúdo que mais cai nas provas: “É importante focar nos crimes de corrupção e no crime de peculato (furto ou apropriação indevida praticada por funcionário público em função)”, diz.

Dicas gerais
Para você estudar os outros conteúdos cobrados dentro de conhecimentos gerais, é importante se manter bem informado: fique atento ao portal Ecaderno e aos sites que divulgam notícias do Brasil e do mundo. Os assuntos que estão em alta são política internacional, crise econômica mundial, Olimpíadas, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, mensalão e eleições, ética e cidadania.

Outra dica importante é acessar o site da Cemig, pois o conteúdo das provas pode estar relacionado a projetos da instituição. Por isso é bom conhecer os programas sociais, ambientais, tecnológicos e a política da Cemig.

Está no edital
Os links a seguir direcionam o candidato a alguns dos textos indicados no edital para a prova de conhecimentos gerais.
Constituição Brasileira: Título I, Título II (capítulos I a IV), Título III (capítulosI, II, III e VII) e Título IV
Manual de segurança do Ministério do trabalho e Emprego
Manual de Primeiros socorros
Código de Ética da Cemig

Para mais informações, baixe os editais dos concursos.

Fonte: Da redação

Veja também

Comentários (2)

Anônimo Em 02/11/2012, às 16:27h

quero saber como fazer uma redação . unica materia que nao sei , fico perdida

Mariana Martins Librelon Em 18/09/2012, às 09:55h

Amei as dicas de direito. É sempre bom complementar o estudo da apostila com orientações de especialistas.

Faça um comentário

Nome
Comentário
Verificação

Marcando esse campo seus dados como nome e foto não serão exibidos no comentário.

Todas as notícias RSS

Agenda RSS

Out 31
Cursos Design Thinking Weekend Anfiteatro da Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora
Nov 19
Cursos SPED FISCAL - Bloco K. FIEMG Regional Zona da Mata

Canal Multimídia

Outros O que você não pode esquecer para o Enem

Confira informações importantes sobre o Enem

Veja mais »

Escolha sua profissão RSS

Negócios Imobiliários

Responsável por garantir ao cliente ou à empresa em que trabalha bons contatos e [...]

O que você procura?
O que você quer vender?