A preparação para o vestibular, Enem, concurso público ou qualquer outra prova, exige muita disciplina dos estudantes, além de uma ótima estratégia para não esquecer o que foi estudado. Por isso, separamos os 7 melhores métodos de estudos que ajudam (e muito) a manter a matéria fresquinha na cabeça! Confira:
Estudo intercalado

Neste método, o aluno mistura diferentes matérias em uma mesma sessão de estudos.
Uma das justificativas para a eficiência desse método é que, o estudante, ao retomar um tema visto anteriormente, acessa a memória de longo prazo e força o cérebro a lembrar de algo que não foi visto nos últimos minutos, ajudando a fixar o conteúdo.
Autoexplicação
A autoexplicação é um método de estudo útil para aprendizagem de conteúdos mais abstratos. Nela, o aluno deve refletir sobre como uma nova informação está relacionada a informações já conhecidas ou explicar as medidas tomadas durante a resolução de determinados problemas.
Na prática, trata-se de ler o conteúdo e explicá-lo com suas próprias palavras para você mesmo.
Autointerrogação

A técnica de autointerrogação elaborada consiste em criar explicações que justifiquem por que determinados fatos apresentados no texto são verdadeiros.
Esse tipo de estudo requer um esforço maior do cérebro, pois é preciso compreender as causas de algo, investigando suas origens.
Teste prático
Realizar testes práticos sobre o que você está estudando é uma ótima maneira de aprendizagem, pode ser feito com um mínimo de treinamento, além de requerer um tempo razoável para sua prática.
No caso específico de concursos públicos, a recomendação é fazer os exercícios anteriores aplicados pela banca organizadora do seu concurso.
Prática distribuída
O método de estudo da prática distribuída consiste na implementação de um cronograma que divide as atividades ao longo do tempo, eliminando a velha mania de deixar tudo pra cima da hora.
O estudo pode ser distribuído em pequenos períodos ao longo do dia, sendo intercalado com períodos de descanso.
Mnemônicos

O método de estudo de palavra-chave mnemônica envolve a criação de imagens mentais associadas aos conteúdos apresentados.
Dispositivos mnemônicos são ótimos para decorar uma lista de termos complicados, como o uso de PEMDAS para representar a ordem das operações na matemática. (PEMDAS: “Parênteses, Expoentes, Multiplicação, Divisão, Adição e Subtração).
Cartões
Neste método de estudo, o estudante escreve, em cartões, os termos de maior relevância dos conteúdos, e pede a um amigo que faça perguntas para descobrir quantos deles conseguiu memorizar.
Os que não foram memorizados devem ser relidos para que o processo seja feito outra vez, até que o estudante lembre dos termos de todos os cartões.