Juiz de Fora se destaca no âmbito universitário, com a presença maciça de jovens de várias cidades da região, que vêm desde cedo para se prepararem para concursos e vestibulares. Grande parte disso se deve à UFJF, uma das maiores universidades federais do país. Mas na hora dos pais escolherem a nova moradia para os filhos, eles enfrentam grandes dificuldades, seja por causa do alto preço dos imóveis, segurança e, claro, um lugar ideal para que os seus filhos consigam estudar.
Pensando nisso, um grupo de professores resolveu criar um lugar para receber esses estudantes, aliando conforto ao comprometimento com os estudos. Assim, surgiu a Casa de Estudos, onde os moradores têm aulas diárias com diversos professores, além de acompanhamento pedagógico. Além disso, a parte da limpeza e manutenção da residência também é oferecida pela Casa.
A Casa, que atende exclusivamente o público masculino, conta, atualmente, com dez moradores (a capacidade total é de 24 pessoas), entre eles jovens de diversas cidades da região e, até mesmo, estudantes de Juiz de Fora, como é o caso do João Pedro Pazi, de 18 anos. Por morar em uma região afastada da cidade, ele se mudou para a Casa, que fica no centro da cidade, para perder menos tempo no deslocamento de casa até a escola, tendo mais tempo para se dedicar aos estudos (confira a entrevista no vídeo abaixo).
A moradia estudantil também conta com refeitório, biblioteca, sala de estudos e sala de aula. Para saber mais informações, acesse o site ou a página no Facebook.
A TV Ecaderno foi até a Casa de Estudos conhecer a sua estrutura e alguns dos seus moradores. Confira abaixo:
* Com a colaboração dos estagiários Matheus Fernandes e Luiza Mello