Participe e apareça no Ecaderno enviando sua notícia!

Clique e envie »
Em 08 de março de 2010, às 09:00h

Sai o resultado final do Vestibular e Pism III da UFJF

O ponto de corte cresceu na maioria dos cursos. Confira as maiores pontuações e cursos que deram o que falar. Saiba mais sobre a matrícula e o edital de reclassificação.

Foi divulgado no último dia 8, às 11h, o resultado final contendo as notas e a classificação dos novos calouros da Universidade Federal de Juiz de Fora. Foram 3.028 aprovados no Vestibular e Pism III distribuídos entre os 38 cursos de graduação que a instituição oferece.

Segundo o diretor da Comissão Permanente de Seleção (Copese) da UFJF, José Maria Pereira Guerra, a comparação com os resultados do ano passado puderam mostrar um razoável crescimento dos pontos de corte na maioria dos cursos este ano. Em 27 opções de cursos, houve crescimento das notas mínimas para aprovação em todos os grupos (A, B e C). Em apenas 11 opções de cursos foi verificada queda nos pontos de corte em pelo menos um dos grupos.

A maior pontuação geral do Vestibular foi 88,25 pontos, da candidata Samantha Negris de Souza, do colégio Coluni da cidade de Viçosa. Ela acertou o equivalente aproximadamente 88% das provas. No Pism foi a vez de Bernardo Rodrigues Mendes Morais encabeçar a maior nota de todo o programa seriado. Foram 1141,45 pontos, que equivalem a 89% dos exames.

O maior ponto de corte no Vestibular continuou sendo o do curso de Medicina. Para conseguir a provação no curso, candidatos do grupo C (não optantes por cotas) precisavam fazer, no mínimo, 81,05 pontos. Seguindo o ranking, o curso de Direito obteve os segundo e terceiro maiores pontos de corte. Direito diurno, com 74,95 e Direito noturno, com 74,37, todos do grupo C. Logo abaixo veio o curso de Engenharia de Produção, também grupo C, com 72,37 e, por fim, novamente o curso de Medicina, agora representado pelo grupo B (cota para estudantes de escolas públicas), com 72,35.

Tabela Vestibular

No Programa Seriado (Pism), Medicina também teve o maior ponto de corte, com 1.048,35 pontos. Em segundo lugar, o curso de Direito diurno, com 990,70 pontos mínimos para aprovação. Engenharia Civil apareceu em quarto com 926,15 pontos, seguido de Engenharia Elétrica, habilitação energia (noturno), com 917,55.

Tabela Pism

Neste ano alguns cursos de destacaram por conta da grande disparidade das pontuações mínimas em relação às do ano passado, dentre eles, o curso de Filosofia, no grupo C. Em 2009, o ponto de corte deste curso no mesmo grupo foi 13, enquanto neste ano saltou para 42. Foi um aumento de 29 pontos, considerando os percentuais das notas, já que o número de pontos possíveis foi diferente nas duas edições. O professor José Maria atribuiu o crescimento na área à maior necessidade do mercado, já que a disciplina foi incluída recentemente na grade curricular das escolas. Ainda neste contexto, no grupo A (auto-declarados negros de escola pública), também houveram discrepâncias significativas: o ponto de corte do curso de Comunicação Social diurno passou de 21, em 2009, para 51 neste ano. E o curso de Letras noturno, de 24 para 51. “Principalmente dentro dos grupos A e B pudemos perceber que as performances dos candidatos melhoraram nesta edição e com certeza vai continuar melhorando. Eu acredito que o objetivo do Ministério da Educação é investir mais em cada estado, e o Enem teve um papel fundamental nos resultados.”, diz o diretor da Copese.


No Pism III também houve crescimento das notas mínimas para aprovação na maior parte dos cursos, com destaque para Ciências Econômicas diurno (grupo C) que teve uma elevação de 160,50 na nota de corte e Direito diurno, que aumentou 121,80 pontos em relação à última edição do processo seletivo, no mesmo grupo.

Confira a lista com os pontos máximos e mínimos para aprovação
(http://www.vestibular.ufjf.br/files/2010/03/MaxMinVestPism-2010.pdf )

O diretor da Copese também divulgou a relação das alterações nos conteúdos das provas após a análise de recursos. Das 337 solicitações, foram deferidos 19 recursos. Veja o quadro:

Tabela Recursos

Os novos calouros devem também ficar de olho no período de matrícula, sendo que as orientações podem ser conferidas também na página do Vestibular. O procedimento acontece nos próximos dias 11 e 12 para os ingressantes do primeiro semestre e nos dias 15 e 16 para os que passaram para o segundo semestre. Os dias e horários variam de acordo com o curso.

Reclassificação

Conforme o edital dos programas de ingresso, o candidato aprovado no Vestibular 2010 ou Pism que não apresentar, na matrícula, prova de conclusão do ensino médio ou equivalente, ou deixar de efetuar a matrícula, terá a sua aprovação nula. A partir dessas vagas ausentes, será lançado edital de reclassificação no próximo dia 19 no site do Vestibular. Mais editais com esse fim podem ser lançados, à medida que os reclassificados não preencherem as vagas.

Veja a relação de documentos para matrícula no site do Vestibular (Orientações para Matrícula).

Novas datas

A UFJF já definiu as datas das provas da próxima edição dos processos seletivos Vestibular e Pism 2011. Confira as datas abaixo:

Datas 2011

Outras informações: 2102-3738/ 2102-3738 (Copese)
2102-3967/ 2102-3997 (Diretoria de Comunicação)


Fonte: Da redação

Veja também

Faça um comentário

Nome
Comentário
Verificação

Marcando esse campo seus dados como nome e foto não serão exibidos no comentário.

Todas as notícias RSS

Canal Multimídia

ficadica Dicas de leitura e interpretação - Português #ENEM14

Confira as dicas do professor Peixoto e garanta os pontos na parte de interpretação de texto no ENEM!

Veja mais »
O que você procura?
O que você quer vender?