Participe e apareça no Ecaderno enviando sua notícia!

Clique e envie »
Em 27 de maio de 2010, às 09:53h

Broca de dentista silenciosa é projeto vencedor do Programa Mineiro de Empreendedorismo

Equipe Odontotech-In vence prêmio e agora participa de etapa estadual

A equipe da Odontotech-in foi a grande vencedora do Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Seu projeto é um alento para quem tem medo de ir ao dentista: uma caneta odontológica de alta rotação (conhecida como broca de dentista) silenciosa. A metodologia inovadora abafa o som da caneta da mesma forma que ocorre com os motores dos automóveis.

Segundo pesquisa realizada pelo Odontotech-In, um dos fatores que mais afastam os pacientes das cadeiras dos dentistas é o barulho da “broca” odontológica. A equipe vencedora é formada por Leonardo Portes, Paula Lima, Rodrigo de Carvalho, Rafael Dias e Luiz Carlos de Caíres Júnior, estudantes de mestrado e doutorado de Química, Saúde Coletiva, Genética, Biotecnologia, Biologia Celular e Ecologia da UFJF. O aluno do Mestrado em Saúde Coletiva Leonardo Portes explicou em entrevista à Dircom da UFJF que “a ideia nunca foi antes trabalhada, porque o som não chega a ser nocivo aos dentistas”.

A UFJF é uma das 13 instituições de ensino superior que participou dessa iniciativa. A equipe Odontotech-in agora se prepara para disputar o Prêmio de Plano Inovador Vencedor por Estado. O vencedor será anunciado durante a 6ª edição da Feira de Inovação Tecnológica (Inovatec), em outubro deste ano, em Belo Horizonte. O prêmio será uma viagem de todo o grupo a um centro de referência em inovação no exterior.

“Nosso objetivo agora é trabalhar a viabilidade da ideia durante as duas semanas que faltam para o início da competição com as outras universidades”, destaca Leonardo. Ele ainda acrescenta que “a equipe não procura pensar no nível das outras e sim, no próprio trabalho, já que os planos apresentados pelas outras instituições são muito variados”.

Programa mineiro

O Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-Graduação busca aproximar os participantes do mercado, promovendo o relacionamento com empresas inovadoras e contribuindo para transformar conhecimento científico em inovação tecnológica. A realização é da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes-MG) e do Sistema Mineiro de Inovação (Simi), em parceria com o Instituto Inovação, empresa privada que atua na promoção de inovações tecnológicas.

Fonte: Da redação e UFJF

Veja também

Comentários (1)

Olavo Em 21/05/2011, às 11:11h

Meus parabéns pela iniciativa! Este barulho, além de nos incomodar muito (escutamos todos os dias da semana, o dia inteiro), realmente é um dos principais motivos que afasta os clientes de nossos consultórios, apesar de tentarmos várias maneiras de atendimento diferenciado, para amenizar o medo, mas este barulho, ainda não conseguimos eliminar. Torço para que a idéia vire realidade o mais rápido possível, e vou divulgar a notícia entre a classe, pois se funcionar mesmo, será um marco para a odontologia! Espero que esteja no mercado em breve!

Faça um comentário

Nome
Comentário
Verificação

Marcando esse campo seus dados como nome e foto não serão exibidos no comentário.

Todas as notícias RSS

Agenda RSS

Out 31
Cursos Design Thinking Weekend Anfiteatro da Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora
Nov 19
Cursos SPED FISCAL - Bloco K. FIEMG Regional Zona da Mata

Canal Multimídia

Outros O que você não pode esquecer para o Enem

Confira informações importantes sobre o Enem

Veja mais »

Escolha sua profissão RSS

Engenharia naval

É a área da engenharia que cuida do projeto, da construção e da manutenção de em [...]

O que você procura?
O que você quer vender?