Participe e apareça no Ecaderno enviando sua notícia!

Clique e envie »
Em 27 de maio de 2010, às 09:53h

Broca de dentista silenciosa é projeto vencedor do Programa Mineiro de Empreendedorismo

Equipe Odontotech-In vence prêmio e agora participa de etapa estadual

A equipe da Odontotech-in foi a grande vencedora do Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Seu projeto é um alento para quem tem medo de ir ao dentista: uma caneta odontológica de alta rotação (conhecida como broca de dentista) silenciosa. A metodologia inovadora abafa o som da caneta da mesma forma que ocorre com os motores dos automóveis.

Segundo pesquisa realizada pelo Odontotech-In, um dos fatores que mais afastam os pacientes das cadeiras dos dentistas é o barulho da “broca” odontológica. A equipe vencedora é formada por Leonardo Portes, Paula Lima, Rodrigo de Carvalho, Rafael Dias e Luiz Carlos de Caíres Júnior, estudantes de mestrado e doutorado de Química, Saúde Coletiva, Genética, Biotecnologia, Biologia Celular e Ecologia da UFJF. O aluno do Mestrado em Saúde Coletiva Leonardo Portes explicou em entrevista à Dircom da UFJF que “a ideia nunca foi antes trabalhada, porque o som não chega a ser nocivo aos dentistas”.

A UFJF é uma das 13 instituições de ensino superior que participou dessa iniciativa. A equipe Odontotech-in agora se prepara para disputar o Prêmio de Plano Inovador Vencedor por Estado. O vencedor será anunciado durante a 6ª edição da Feira de Inovação Tecnológica (Inovatec), em outubro deste ano, em Belo Horizonte. O prêmio será uma viagem de todo o grupo a um centro de referência em inovação no exterior.

“Nosso objetivo agora é trabalhar a viabilidade da ideia durante as duas semanas que faltam para o início da competição com as outras universidades”, destaca Leonardo. Ele ainda acrescenta que “a equipe não procura pensar no nível das outras e sim, no próprio trabalho, já que os planos apresentados pelas outras instituições são muito variados”.

Programa mineiro

O Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-Graduação busca aproximar os participantes do mercado, promovendo o relacionamento com empresas inovadoras e contribuindo para transformar conhecimento científico em inovação tecnológica. A realização é da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes-MG) e do Sistema Mineiro de Inovação (Simi), em parceria com o Instituto Inovação, empresa privada que atua na promoção de inovações tecnológicas.

Fonte: Da redação e UFJF

Veja também

Comentários (1)

Olavo Em 21/05/2011, às 11:11h

Meus parabéns pela iniciativa! Este barulho, além de nos incomodar muito (escutamos todos os dias da semana, o dia inteiro), realmente é um dos principais motivos que afasta os clientes de nossos consultórios, apesar de tentarmos várias maneiras de atendimento diferenciado, para amenizar o medo, mas este barulho, ainda não conseguimos eliminar. Torço para que a idéia vire realidade o mais rápido possível, e vou divulgar a notícia entre a classe, pois se funcionar mesmo, será um marco para a odontologia! Espero que esteja no mercado em breve!

Faça um comentário

Nome
Comentário
Verificação

Marcando esse campo seus dados como nome e foto não serão exibidos no comentário.

Todas as notícias RSS

Canal Multimídia

Outros Dicas de redação - Ep05 #DiaDiaEnem

Mande bem na redação do Enem com as dicas da Hild!

Veja mais »

Escolha sua profissão RSS

História

É o campo do conhecimento que estuda o passado humano em seus vários aspectos: e [...]

O que você procura?
O que você quer vender?