Participe e apareça no Ecaderno enviando sua notícia!

Clique e envie »
Em 11 de novembro de 2009, às 09:00h

Por que os empresários devem investir em qualidade total?

João Carlos Batista, especialista em Qualidade Total pelo IETEC, fala o que é qualidade total e sua importância para a sobrevivência no mercado.

João Carlos Batista em seu escritórioA gestão pela qualidade total é uma prática ainda pouco utilizada pelos empresários. Uma pesquisa internacional constatou que as empresas com alto desempenho, e que investem em qualidade, gastam  80% de seus esforços na prevenção de problemas, enquanto, a maioria das empresas, de baixo desempenho, utiliza 90% de seu tempo corrigindo problemas ocasionados pela falta desta, gerando transtornos consecutivos aos seus clientes.

Para tentar reverter este quadro existe a Gestão pela Qualidade Total, que é uma filosofia em que a qualidade é colocada como ponto central dos negócios e atividades da Organização, aplicando-a em todos os procedimentos e disseminado-a para todas as pessoas. Entretanto, muitos acreditam que esta deve ficar restrita somente ao produto final da empresa. Segundo João Carlos Batista, proprietário da Treinar Assessoria Empresarial, a qualidade total é algo mais amplo que a simples qualidade do produto final. “Quando tratamos de qualidade total não falamos apenas da qualidade intrínseca do produto, mas também, de outras características como custo, moral, ética, atendimento e meio ambiente. Tudo o que envolve o processo e todas as pessoas envolvidas nelste”.

De acordo com Batista, para sobreviverem no mundo globalizado e altamente competitivo, as empresas precisam apresentar qualidade em relação aos seus serviços e/ou produtos. “É a qualidade que irá definir se uma empresa vai ou não sobreviver. Quem investiu em qualidade colhe bons resultados”.

Pequenos empresários

Pequenas empresas também devem investir em qualidadeParte dos empresários acredita que a qualidade total só é alcançada por grandes corporações. Entretanto, Batista diz que em empresas menores, obter qualidade é mais fácil e eficaz. “Por ser pequena, geralmente a empresa funciona em um único local, o que torna mais simples promover mudanças, devido ao contato direto com o corpo de colaboradores. Outra característica das pequenas empresas é a proximidade que elas têm com o cliente, o que permite, com maior simplicidade de processos, saber exatamente o que ele deseja”, acredita.

Entretanto, para investir em qualidade total, é necessário que o profissional tenha conhecimento das medidas a serem tomadas. Para isso, entidades como o Sebrae e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) oferecem cursos gratuitos sobre o tema, direcionados a pequenas empresas.

Como atingir a qualidade total?

Segundo Batista, para uma organização alcançar a qualidade total é necessária a absorção de conceitos e metodologias, bem como o desenvolvimento de procedimentos com o intuito de que todos os stakeholders, ou seja, todos os envolvidos no processo tenham satisfeitas e superadas as suas necessidades e expectativas.

Os stakeholders são formados pelos clientes, empregados, acionistas, fornecedores e a sociedade em geral. Para o cliente, os empresários devem se preocupar com o preço, qualidade e a variedade de produtos, a rapidez no prazo de entrega, o cumprimento deste prazo, além da inovação.
Empresas devem estar preocupadas com a sociedade e ter responsablidade social
Já para os funcionários, devem ser garantidas a higiene e a segurança no trabalho, a moral em relação às atitudes adotada pela empresa e seus representantes, uma remuneração justa, além da possibilidade de crescimento profissional e pessoal dos contratados “Não tem nada pior que um profissional acordar cedo e ter que ir trabalhar numa empresa que não atende estes pré-requisitos. Os funcionários devem estar motivados e satisfeitos com seu trabalho”, revela Batista.

Com os fornecedores, devem ser mantidas parcerias, um volume de transações adequado e um preço de compra justo. Em relação aos acionistas, dois pré-requisitos são básicos: garantir lucro e valorizar o patrimônio.

Por último, outra preocupação da empresa deve ser com a sociedade. Para Batista, é necessário que ela mantenha uma boa imagem, e isso se dá através da preservação do meio ambiente e do recolhimento correto de impostos.

Empecilho

Empresas devem estar aberta à mudanças, diz João CarlosO proprietário da Treinar acredita que a resistência à mudança é a principal barreira a ser vencida pelos empresas no momento da implantação de um programa de qualidade total. Para ele, a implantação requer mudanças de hábitos e processos. “Muitos integrantes do alto escalão, como por exemplo, diretores e gerentes, temem as mudanças. Acreditam que em caso de não adaptação poderão ser considerados ultrapassados, colocando em risco seus cargos. Para isso devem ser tomadas providências visando conscientiza-los de que tal pensamento está equivocado e que na realidade o que a empresa deseja é que eles se qualifiquem e consequentemente se tornem multiplicadores dentro do processo. Existem diversos cursos de qualificação para treinamento destes profissionais Se você não está aberto às mudanças, você morre”, opina.

Para Batista, o gerente deve ter a capacidade de liderar e não apenas de chefiar e mandar. “O novo gerente deve ter características como motivação, saber ouvir sugestões, não ter medo de mudanças, romper barreiras e, principalmente, saber reconhecer o esforço e o trabalho de sua equipe”.

Fonte: Da redação

Veja também

Comentários (4)

Marcos Vinicius Mattos Da Silva Em 15/08/2010, às 12:09h

A matéria muito interessante,além de informar e explicar de forma clara as vantagens e necessidades de um empresa em geral está buscando a melhoria sempre. E fica claro que esse investimento nada mais e que uma garantia de sobrevivencia no mercado atual !!!

Ivone Em 05/05/2010, às 09:52h

Conforme é colocado pelo Sr. Batista acima a empresa hoje que não busca a qualidade fica dificil continuar no mercado, pois tendo as normas de qualidade vc tem todos seus setores trabalhando em perfeito acordo com legislações e colocando as prioridades em seus devidos momentos.

Tatiana Vieira Coelho Em 03/02/2010, às 10:19h

Muito agradável a leitura desta entrevista! Ótima matéria! Aguardo novas orientações deste profissional, Sr.João Carlos Batista, aqui no site!!!

Soraia De J. Santos Cury Em 03/02/2010, às 10:19h

Matéria objetiva e esclarecedora. A qualidade é um fator determinante para o sucesso e a cada dia fica mais urgente o uso de suas ferramentas nas empresas.

Faça um comentário

Nome
Comentário
Verificação

Marcando esse campo seus dados como nome e foto não serão exibidos no comentário.

Todas as notícias RSS

Agenda RSS

Out 31
Cursos Design Thinking Weekend Anfiteatro da Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora
Nov 19
Cursos SPED FISCAL - Bloco K. FIEMG Regional Zona da Mata

Canal Multimídia

Outros O que você não pode esquecer para o Enem

Confira informações importantes sobre o Enem

Veja mais »

Escolha sua profissão RSS

Psicopedagogia

É a área de estudo dos processos e das dificuldades de aprendizagem de crianças, [...]

O que você procura?
O que você quer vender?