A Universidade Federal de Juiz de Fora está escolhendo quem será o seu novo reitor durante os próximos quatro anos. A votação começou hoje (9) pela manhã em diversos pontos da universidade e em outros locais ligados à UFJF, como os Hospitais Universitários (HU's) e o Colégio João XXIII.
A votação estava prevista para começar às 8h, mas a comissão eleitoral teve problemas e as primeiras urnas foram montadas por volta das 8h45 da manhã, como foi o caso da Reitoria, onde podiam votar apenas os servidores da universidade. Já a Faculdade de Medicina, por exemplo, sofreu com mais de 3h de atraso na montagem da urna e, depois, com a falta da lista eleitoral dos alunos. Por lá, a votação só começou por volta de 12h30.
Esses atrasos geraram muita insatisfação dos eleitores, que trocaram comentários em redes sociais, acusando as chapas de manipulação de votos. Em nota, a Comissão Eleitoral (CE), responsável por conduzir a eleição e formada pelas três entidades que representam a comunidade universitária (APESJF, SINTUFEJUF e DCE), afirmou que o atraso ocorreu devido à "ampliação do número de Seções Eleitorais" e à "limitação de membros que a comissão dispõe para realizar a tarefa de instalar as Seções Eleitorais", além de problemas de logística. A Comissão afirmou ainda que, em relação às listas eleitorais, elas não são emitidas pela CE, sendo de responsabilidade do Centro de Gestão do Conhecimento Operacional (CGCO) e da Pro-Reitoria de Recursos Humanos (Pro RH).